A escola de samba Unidos de Vila Isabel é a campeã do carnaval do Grupo Especal do Rio em 2013. A agremiação foi a vencedora com o samba-enredo “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um”, em que trouxe a vida do campo para a Marquês de Sapucaí.

Com 3.700 componentes, espalhados em 31 alas, a Vila transformou a passarela do samba no “caminho da roça” por meio de imagens identificadas com a vida no interior: a bateria batucou com fantasias de espantalho e a ala das baianas rodopiou com roupas de joaninhas.

Alas que remetem a galos, gafanhotos, plantas devoradas por pragas, verduras e legumes também levaram um pouco de “ar do campo” para a passarela.

“Um samba-enredo dessa categoria tinha que sair consagrado, tinha que sair com esse título”, comemorou o presidente Wilsinho. Para ele, o ritmo do samba caiu”como uma luva” para o enredo. A vitória deste ano foi a terceira da Vila Isabel – o último título foi o de 2006, com o enredo “Soy Loco por ti, América”.

Durante a apuração, na tarde desta quarta-feira (13), a escola abriu vantagem sobre as demais no segundo critério, conjunto. Sua primeira nota abaixo de 10 foi no quarto quesito (enredo). No sétimo critério, bateria, a Unidos da Tijuca, passou à dianteira. No oitavo quesito, samba-enredo, no entanto, essa agremiação perdeu três décimos, o que permitiu a recuperação da Vila Isabel.

Relacionados: