O vestido para a festa junina da escola infantil é um gasto que pode ser evitado, para quem tem noções de costura e habilidade média para trabalhos manuais. Além da economia, a personalização da peça é um dos pontos fortes, já que os modelos encontrados prontos são feitos em série e por isso são muito parecidos uns com os outros.

Basta seguir o passo a passo e confeccionar o vestido com antecedência para garantir que dê tempo de fazer ajustes ou adaptações.

Materiais

1 blusa de malha da criança (a blusa precisa servir sem aperto)
1 ½ de tecido xadrez 100% poliéster (muito utilizado na confecção de cortinas de cozinha) ou de chita na estampa favorita
Linha em uma das cores do tecido
Agulha de mão
10 metros de renda de nylon
1,50 mt de fita de cetim número 12 (ou outra largura desejada) em uma das cores do tecido
Papel de molde
Tesoura
Fita métrica

Como fazer

A blusa será a base do vestido. Para quem não tem experiência com modelagem, corte e costura essa é uma forma indicada.

  1. Coloque a blusa sobre o papel de molde e desenhe a manga. Aumente a largura da manga em 50% aproximadamente.
  2. Franza a cava da manda e prenda com pontos pequenos à mão na cava da blusa de malha que servirá de base.
  3. Em seguida franza o punho e prenda na barra da manga da blusa base.
  4. Na arte da modelagem, corte e costura, a montagem da blusa ou vestido se dá unindo costas com frente pelos ombros e laterais e posteriormente encaixando as mangas já fechadas e com barra. Nessa técnica especial, para quem não tem experiência, cada parte é costurada à mão com alinhavos pequenos e discretos na parte correspondente da peça base. E como a blusa base é de malha, ela cede no vestir, por isso na hora de costurar as partes em tecido, estique levemente a malha para que seja possível vesti-lo sem romper as costuras.
  5. Desenhe no papel de molde a parte da frente e das costas da blusa do vestido e costure na peça base.
  6. Corte um retângulo de tecido para ser a saia, com aproximadamente 1,40 mt X 30 cm. Franza uma das cordas de 1,40 até ficar da mesma largura que a barra da blusa base.
  7. Costure com pontos à mão a saia franzida.
  8. O acabamento nessa técnica é muito importante. Costure renda na barra da saia, na beirada da manga, no decote e onde achar interessante para esconder costuras, emendas e outras possíveis imperfeições. Além de renda, o uso de sianinhas, frufrus, franjas também pode ser útil.
  9. A fita será amarrada na cintura, localizada na emenda da saia na barra da blusa. Para que o cinto não saia do seu lugar durante o uso, prenda a fita em 3 lugares: centro das costas e laterais.
  10. Se achar que o vestido ficaria melhor com mais uma camada de saia, ou seja um babado, é só cortar um retângulo de 1,40 X 15 cm, por exemplo, franzir e prender junto com a primeira.

Com uma blusa, tecido e aviamentos de costura, até quem não tem experiência com modelagem, corte e costura consegue fazer um lindo vestido de festa junina. Boas festas!

Relacionados: