óleo de Cártamo é um anti-oxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade.

Estudos indicaram que esse óleo contém substâncias que atuam obrigando o organismo a usar a gordura acumulada como combustível contribuindo para uma maior eliminação de gordura.

Isso acontece porque seus nutrientes conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL- Lípase Lipoproteica).
A enzima LPL tem como função transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas, responsáveis por armazenar a gordura corporal e que compõem o tecido adiposo do corpo humano. Quanto maior e mais intensa a atividade desta enzima maior quantidade de gordura é armazenada dentro das células adiposas e, como conseqüência, a pessoa engorda. Portanto, os nutrientes do óleo de Cártamo, tem a capacidade de bloquear da ação da LPL, o que obriga o organismo a utilizar o estoque de gordura já existente como fonte de energia gerando a chamada lipólise, que é a queima de gordura.

Dentre os benefícios do óleo de cártamo, temos:

  • Aumento na massa corporal magra
  • Diminuição do acúmulo de gorduras no corpo

Mas nem tudo são flores. O óleo de cártamo também possui alguns efeitos colaterais. Confira.

  • Aumento da glicose e insulina de jejum
  • Aumento da resistência à insulina
  • Elevação da peroxidação lipídica
  • Redução da HDL – colesterol em indivíduos com síndrome metabólica (dislipidemia, hipertensão) tratados com o isômero 10-trans, 12-cis

Por isso, antes mesmo de utilizar tal produto, é fundamental que você procure um médico e converse sobre a possibilidade de você utilizar ou não esse e outros produtos.

Relacionados: