O que fazer para emitir a segunda via da carteira de identidade?

Se você perdeu, ou teve sua carteira de identidade (RG) furtada, deve providenciar imediatamente a segunda via da sua identidade, pois ficar sem documentos pode lhe trazer uma série de complicações. O Primeiro passo pra quem perdeu a identidade é fazer um B.O. (Boletim de Ocorrência) na delegacia de Polícia Civil mais próxima a sua casa. Não se preocupe, não há constrangimento em registrar um B.O. apenas para perda de documentos, muitas pessoas o fazem diariamente, e boa parte das delegacias já possuem um documento editado especificamente para este tipo de ocorrência, intitulado de “Registro de Perda de Documentos”.

O segundo passo varia um pouco em cada região do Brasil. Se você mora numa cidade que possui postos do “Poupa Tempo” (São Paulo, por exemplo) dirija-se a um para fazer a segunda via da sua identidade. Caso contrário, vá a secretaria de segurança pública (SSP) da sua cidade, pois lá existe uma seção específica para a retirada de documentos de identidade.

Exigi- se apenas a Certidão de Nascimento e o CPF caso você queira colocá- lo na identidade, a foto é tirada na hora que está tirando a documentação. A taxa cobrada é de R$26,50.

Lembrem- se que andar sem carteira de identidade pode trazer diversos riscos!

Relacionados: