Cada vez mais as pessoas começam a trabalhar mais cedo, por isso, lançada a campanha “Menor ou Jovem Aprendiz”, em 2003. Esse programa já empregou milhares de jovens pelo Brasil. Desta forma, todos terão a oportunidade de conquistar uma vaga de trabalho e ter o crescimento profissional.

Além de vagas, o CIEE também dispõe de cursos nas seguintes áreas: Auxiliar de Alimentação, Comércio e Varejo, Gestão Pública, Auxiliar de Produção, Logística, Ocupações Administrativas, Práticas Bancárias, Turismo e outras áreas.

Como as inscrições para as grandes empresas ainda não estão abertas, confira algumas instituições que todo ano dão oportunidades aos jovens profissionais:

Caixa Econômica Federal

Todos os anos a Caixa abre mais de 3.000 vagas para o Programa Jovem Aprendiz. As ocupações são para Office Boy, Escriturário e Auxiliar de escritório. As inscrições para 2014 ainda não estão abertas, mas os interessados devem ter idade entre 14 a 16 anos de idade, estar estudando o 9º ano do ensino fundamental e a renda da família não pode ser mais que meio salário mínimo. Para mais informações acesse o site da Caixa Econômica Federal: www.caixa.gov.br

Petrobrás

A empresa oferece formação básica de quatro meses em instituições sociais conveniadas, com discussão de temas relacionados a identidade, cidadania e conhecimentos sobre a Petrobras.

O profissional também passará pelo curso de qualificação profissional de nove meses no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Durante os dois anos de programa, as instituições conveniadas assinam a carteira do jovem aprendiz, com o pagamento de salário mínimo, 13º salário, férias, FGTS, além de auxílio para alimentação e transporte.

As instituições também são responsáveis pela contratação e pelo pagamento dos educadores da formação básica e por toda essa etapa, que inclui gestão, orientação, docência, supervisão e acompanhamento.

Durante a vivência profissional, os aprendizes terão ainda a supervisão dos gestores locais das unidades da Petrobras.

Para participar, os candidatos devem ter entre 15 e 18 anos (para vagas das áreas administrativas); 17 anos e 9 meses e 21 anos e 11 meses (para vagas nas refinarias e em laboratórios de pesquisa) e frequentar o sistema de ensino regular.

Relacionados: